quinta-feira, 5 de junho de 2014

Analista Ambiental do IBAMA-PB conclui especialização em educação abordando a temática da coleta seletiva



O analista ambiental Ronilson José da Paz, lotado no Núcleo de Licenciamento da Superintendência do IBAMA na Paraíba, concluiu o Curso de Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvendo o tema "Seletividade de Resíduos Sólidos como Metodologia para a Educação Básica do Estado da Paraíba".

Leia também


O objetivo principal do trabalho foi desenvolver um programa para a implantação da coleta seletiva nas escolas de Educação Básica do Estado da Paraíba, considerando a promulgação da Lei Estadual nº 9.407/2011, que dispõe sobre a criação do Programa 3R nas escolas da rede estadual de ensino e da Lei Estadual nº 9.766/2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade de separação de lixo nas escolas públicas do estado da Paraíba.


A monografia de especialização defendida traz informações atualizadas sobre a importância da coleta seletiva no âmbito escolar, alertando sobre a necessidade de se pensar na promoção do consumo sustentável e visando à diminuição da geração de resíduos e à destinação ecologicamente correta dos resíduos sólidos.

O trabalho culminou no desenvolvimento de uma proposta metodológica para tornar a coleta seletiva um instrumento para um programa de educação ambiental para as escolas de Educação Básica do estado da Paraíba, no intuito de se estabelecer um sistema de gestão ambiental escolar, contribuindo-se, assim, para a destinação correta de seus resíduos sólidos e diminuindo-se seu impacto ambiental.

Pela proposta, o trabalho de separação dos resíduos sólidos será realizado pela comunidade escolar por meio de coletores diferenciados distribuídos nas escolas. Posteriormente, serão selecionados, através de associações de catadores de recicláveis, os catadores que poderão ter acesso aos resíduos. Deste modo, as determinações contidas na Lei Estadual nº 9.407/2011 e na Lei Estadual nº 9.766/2012 estariam sendo cumpridas e o meio ambiente escolar mais socialmente justo.

Considerando-se que a destinação incorreta de resíduos sólidos é uma das principais causas de poluição no mundo, acredita-se que esse procedimento possa contribuir para a conscientização da comunidade escolar e o desenvolvimento da comunidade.

A monografia está disponível no endereço eletrônico: http://www.ronilson-paz.net/download.php?f=paz2014.pdf.

Nenhum comentário: