sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

21 de Dezembro: Verão

Verão 2012-2013, de acordo com o INEP, será o mais
quente desses últimos anos. Praia de Cabo Branco,
em João Pessoa-PB.
O Verão é uma das quatro estações do ano, sendo a mais quente, caracterizada pelo calor e pela recorrência de pancadas de chuva. Ele começa nesta sexta-feira (21), às 9:11 h, no horário de Brasília. O verão incide sobre o hemisfério sul até o final de março e é marcado por temperaturas elevadas e os dias mais longos.


Leia também

O verão do hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "verão austral". O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de setembro. O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de março nesse mesmo hemisfério.

De acordo com prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o Verão 2012-2013 será marcado por temperaturas superiores à média histórica. Através de estações de meteorologia instaladas em 290 cidades brasileiras o instituto fez as seguintes previsões:

Região Sudeste
A região Sudeste deve registrar a maior temperatura média, com 33,9 ºC nos municípios de São Fidélis (RJ) e Aimorés (MG) durante o mês de fevereiro. Já a mínima prevista é de 12 ºC em Campos do Jordão (SP).

Região Sul
Na região Sul, a temperatura máxima média deve ser de 33 ºC em Foz do Iguaçu (PR) durante o mês de janeiro. A mínima será de 12,3 ºC, em março, na cidade de Palmas (PR).

Região Nordeste
O Nordeste registrará mais calor em janeiro em Apodi (RN), com 35,4 ºC. Já a temperatura média mais baixa para a região será de 17 ºC, na cidade de Morro do Chapéu (BA), no mês de janeiro.
 
De acordo com as previsões da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), as temperaturas que devem ser registradas durante esta estação na Paraíba ficarão dentro da média. A região do Sertão da terá temperatura máxima em torno de 37 ºC. Para o Litoral, a Aesa prevê que a temperatura mínima deve ficar em torno de 23 ºC, enquanto que a máxima deve chegar aos 31 ºC. O Brejo deve ter uma temperatura mínima em torno de 21 ºC e a máxima em torno de 30 ºC.

No Sertão, a temperatura mínima que deve ser registrada gira em torno de 24 ºC e a máxima deve chegar aos 37 ºC. No Cariri, a mínima deve ficar em 21 ºC e a máxima em torno de 35 ºC. O Agreste terá uma temperatura mínima em torno de 21 ºC e a máxima deve chegar aos 31 ºC.
 
Entretanto, mesmo durante o verão, podem ocorrer chuvas isoladas em todo o estado.

Região Norte
A temperatura média mais alta da região Norte deve ficar em 33,7 ºC, no mês de março, em Boa Vista (RR). Por outro lado, a mínima ocorre em São Félix do Xingu (PA), com 19,6 ºC, em janeiro.

Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a temperatura máxima deve ser de 32,9 ºC, no mês de março, em Cuiabá. Já a mínima ocorre em Brasília, em janeiro e fevereiro, com 17 ºC.


Nenhum comentário: