quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Restrospectiva Paraíba Meio Ambiente 2012

Em 2012, o blog Meio Ambiente da Paraíba, conseguiu compilar 960 notícias, divulgadas pelos portais noticiosos da Paraíba e do Brasil, relacionadas com a situação do meio ambiente da Paraíba.

Leia também

O mês de junho, o mais profícuo contou com 125 postagens, relacionadas com notícias referentes às chuvas na região litoral, provocando desalojamento da população e invadindo as ruas de Cabedelo, bem como a seca que assola o semi-árido da Paraíba, provocando a perfuração de 78 poços artesianos no sertão. Também foi interessante constatar a piora da qualidade da balneabilidade das praias provocadas pelas chuvas, que foi registrada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) ao classificar 15 praias (de 54) como impróprias para o banho. Também houve notícias sobre a queda da barreira do Cabo Branco, resgates de animais silvestres, cuidados com as fogueiras e a participação da Paraíba na Rio+20.



Das notícias mais graves divulgadas pela impresa paraibana no mês de junho que ainda não houve discussão na sociedade, tampouco explicação plausível pelos poderes públicos, foi a constatação da contaminação das nascentes do Rio Gramame e a comprovação da contaminação da água fornecida pela CAGEPA com cafeína, bem como a redução das matas da Caatinga.


O mês de abril, o menos profícuo, contou com 35 publicações, entre as quais pode-se citar o resgate de animais silvestres, a constatação de que empresas e cidadãos ocupam impunimente as margens do Rio Espiaras, em Patos, e que a arara-maracanã-verdadeira (Ara maracana) pode entrar em extinção na Caatinga devido ao desmatamento e ao comércio ilegal de animais.

Os 10 marcadores mais frequentes no blog Meio Ambiente da Paraíba foram João Pessoa (455), SUDEMA (158), Campina Grande (140), Animais Silvestres (136), Poluição (103), IBAMA (100), Polícia Ambiental (75), Lixo (73), Cabedelo (71) e Recursos Hídricos (59). 

Destacamos algumas matérias publicadas no blog Meio Ambiente da Paraíba. Em janeiro, "Operação Via Ápia [do IBAMA] combate tráfico e apreende 854 animais na Paraíba"; em fevereiro, "Praga devasta palma no sertão da Paraíba e veneno causa morte de animais"; em março, "Banhistas encontram golfinho morto na praia do Bessa em João Pessoa"; em abril, "Em Teixeira, dona de casa leva um susto e chama bombeiros para retirar cobra de dentro de casa"; em maio, "Aesa vai mapear poços das regiões secas da PB"; em junho, "TCE vai apurar responsabilidades pelo caos no trânsito de João Pessoa"; em julho, "Em 18 meses, o Ibama emite 1,4 mil infrações"; em agosto, "Paraíba terá o terceiro maior pólo cimenteiro do Brasil em 2014"; em setembro, "Desertificação avança na Paraíba"; em outubro, "158 poços já perfurados"; em novembro, "Ribeirinho sofre com 'morte' do [Rio] Paraíba"; e, em dezembro, "CPR-PB discutirá sustentabilidade na construção civil".

Para conhecer o blog Meio Ambiente da Paraíba, clique aqui.


Nenhum comentário: