sexta-feira, 21 de setembro de 2012

22 de Setembro: Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento voluntário que começou na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.

Leia também

Trata-se de um manifesto para reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intensivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite para o uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.
 



No Brasil, o Município de São Paulo, depois da aprovação da lei de autoria do vereador Chico Macena, que instituiu o "Dia Municipal Sem Carro", também celebrado em 22 de setembro. Sancionada no dia 23 de novembro de 2009, a lei prevê que o executivo adote medidas educativas a fim de incentivar a diminuição do uso do carro e o aumento da utilização do transporte coletivo e da bicicleta como meio de locomoção. 


Nenhum comentário: