terça-feira, 17 de julho de 2012

17 de Julho: Dia de Proteção às Florestas




No dia 17 de julho comemora-se o Dia do Protetor das Florestas. Comemora-se o Dia do Curupira, que é um personagem folclórico, de origem indígena, da tribo dos tupi-guaranis, que protege as florestas e habita matas e florestas do Brasil.

Leia também

Conta a lenda que o Curupira possui forma de menino, que protege florestas e animais dos caçadores e destruidores da Natureza. Além da proteção, tem o poder de ressuscitar os animais mortos pelos homens.

Seus cabelos são avermelhados, as orelhas grandes e pontudas, mas o que mais chama a atenção são os pés virados para trás. Quem tenta seguir seu rastro acaba errando o caminho, indo para o lado contrário.

De Dia do Curupira, o dia 17 de julho transformou-se no Dia de Proteção às Florestas, que transferiu para a coletividade a responsabilidade solidária para a proteção de um dos recursos ambientais mais importantes da Terra.

As florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre e são extremamentes importantes para a manutenção da vida na Terra, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática.

NesTe Dia de Proteção às Florestas, todo o cuidado e preocupação com as nossas florestas devem ser repensados, afinal, preservá-las é também proteger a vida no planeta e a nossa própria vida

Nenhum comentário: