sábado, 28 de janeiro de 2012

Tartarugas são encontradas mortas no litoral da Paraíba

Total de tartarugas-marinhas encontradas mortas no litoral da Paraíba soma 16,
apenas em janeiro de 2012.


Foram encontradas ontem (27), em quatro praias do litoral paraibano, cinco tartarugas-marinhas mortas, aumentando para 16 o número desses quelônios encontrados sem vida na Grande João Pessoa, apenas neste mês de janeiro.

Leia também

De acordo com informações da Bióloga Dra. Rita Mascarenhas, Coordenadora do Projeto Tartarugas Urbanas, desenvolvido pela Associação Guajiru, todas as tartarugas encontradas mortas pertenciam a espécie Chelonia mydas (tartaruga-verde), que utiliza o litoral da Paraíba para a sua alimentação.

O encontro dessas tartarugas mortas pelos voluntários da Associação Guajiru, obedeceram a seguinte distribuição: duas na Praia de Intermares, uma na Praia do Poço, uma na Praia Formosa e outra na divisa entre a Praia do Bessa e a Praia de Manaíra. Sendo a maioria de jovens, com menos de 50 centímetro de carapaça, e uma única um pouco mas velha.

De acordo com a Bióloga Dra. Rita Mascarenhas, as principais causas de mortandade de tartaruga-marinha no litoral da Paraíba é ocasionada por complicações provocadas por ingestas de rede de pesca e lixo. Além de injúrias provocadas pelas linhas das redes de pesca.

Para a Bióloga Dra. Rita Mascarenhas, campanhas de educação ambiental que orientassem os banhistas e a população de um modo geral a terem maior cuidado com a disposição do lixo, contribuiria grandemente para a diminuição da mortalidade dessas tartarugas, que se encontram em um estado crítico de sobrevivência.


Nenhum comentário: