domingo, 11 de janeiro de 2009

Ministério do Meio Ambiente lança Mapa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas da Caatinga

Com o intuito de apoiar ações que conduzam à conservação dos recursos naturais e à valorização da diversidade cultural da Caatinga, o Ministério do Meio Ambiente editou o Mapa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas do Bioma Caatinga.
 

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que compreende, de acordo com o IBGE, área de 844.453 km², cerca de 11% do território nacional, predominantemente localizada na Região Nordeste, ocupando parte do Estado de Minas Gerais.

Apesar da importância da Caatinga, seu território protegido em unidades de conservação e terras indígenas é muito reduzido e representado por pequenas áreas, em sua maioria dispersas ao longo do território.

De acordo com o mapa, o Piauí é quem possui a maior percentagem (11,45%) da Caatinga ocorrendo no Estado protegida. Alagoas é o Estado que apresenta a menor proteção, com 0,11% (veja na figura).







Figura 1. Percentagem de Caatinga protegida em cada Estado da Federação.



No total, a Caatinga apresenta 0,25% de sua área protegida na forma de áreas indígenas e 7,12% sob a forma de unidades de conservação.

Nenhum comentário: